sábado, 10 de outubro de 2009

Palestra Frei Beto – Ubá e Região

Esteve presente em nossa região, mais precisamente nas cidades de Ubá e Viçosa o escritor Frei Beto. Em Ubá, a Prefeitura Municipal, em parceria com o projeto “Caravana Literária – Grandes Escritores”, trouxe Frei Betto para uma palestra que durou cerca de três horas no último dia 02/10, no Centro Integral de Assistência a Criança (CAIC).
Entre os assuntos abordados estiveram família, igreja, política, sociologia e principalmente educação.
Vinícius Samôr participou juntamente com o prefeito Vadinho Baião e destacou a importância da promoção de eventos com o objetivo da formação para uma nova cultura social.
O Projeto Caravana Literária leva autores consagrados as cidades mineiras para despertar o interessa da população na leitura e a idéia da Prefeitura Municipal de Ubá é seguir trazendo grandes nomes para falar aos ubaenses.
Frei Beto é autor de 54 livros, editados no Brasil e no exterior, nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.
Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. No mesmo ano foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o prêmio Juca Pato por sua obra “Fidel e a religião”. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de "Melhor Obra Infanto-Juvenil" de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez com o Jabuti, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra “Típicos Tipos – perfis literários” (Editora A Girafa).
Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

Nenhum comentário: