segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vinícius consegue parceria entre Universidade Federal de Juiz de Fora e Prefeitura Municipal para investimentos na Saúde

O Vereador Vinícius Samôr conseguiu concretizar parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Prefeitura Municipal de Ubá para a realização mensal de Ações Saúde nos bairros e distritos de Ubá. A iniciativa compreende em oferecer ações de saúde como atendimento preventivo, exames de glicose, controle de doenças crônicas, saúde bucal entre diversas outras atividades, através de diversos estagiários de medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia e enfermagem.
Vinícius destacou como foi concretizada a parceria: “No final do ano passado fomos ao Reitor da UFJF, Dr. Henrique Duque e manifestamos a vontade de levar para a cidade de Ubá estagiários de medicina, odontologia e outros cursos para desenvolverem ações em parceria com a Prefeitura. O Reitor se prontificou em agilizar o processo formal para a concretização da parceria e no início do ano a proposta andou através do acadêmico do curso de farmácia César Caneschi, que é ubaense e montou o projeto e mobilizou os coordenadores dos cursos como também os estagiários para a cidade ”.
A primeira ação aconteceu no domingo dia 16 de maio no bairro Pires da Luz e foram atendidas cerca de 300 pessoas.
O Secretário Municipal de Saúde, Lauro Guimarães comentou a importancia da ação: “A importância de uma ação em saúde como esta é que acaba sendo uma forma da secretaria ficar mais próxima da população principalmente dos bairros mais afastados e ainda coloca à disposição da população consultas para verificação de problemas de pressão, glicemia, vacinação para gripe sazonal, H1N1, e também a avaliação nutricional com entrega inclusive de suplemento nutricional”.
A moradora Cristiane Glicério, que fez o teste de glicose pela primeira vez agradeceu aos organizadores do evento: “Foi muito bom. A gente já esperava por isso e agora a Prefeitura trouxe. A orientação dos profissionais é muito boa. Temos que agradecer a eles e pedir que eles não esqueçam da gente. Sobre o Posto de Saúde será muito bom porque a gente tem que sair às vezes daqui e ir lá na Cohab e às vezes não tem médico, é muito difícil”, disse.
O Acadêmico de farmácia César Caneschi é um dos estagiários do projeto e aprovou a parceria: “A relação é benéfica para os dois lados, tanto para nós acadêmicos que estamos tendo a oportunidade de colocar em prática tudo que a gente aprende na teoria, tendo contato direto com o paciente e também para a Prefeitura que faz o trabalho dela com a população. É uma parceria fundamental para todos nós”, comentou o aluno da UFJF. A Ação Saúde irá acontecer uma vez por mês em diversos bairros da cidade e contará com diversas ações de saúde como aferição da pressão, exames de glicose, informações relacionadas à nutrição, orientações em relação ao combate à Dengue, informações relacionadas à saúde bucal, a doenças sexualmente transmissíveis, além de vacinação.

2 comentários:

Unknown disse...

trabalhos como esse é que fazem reconstruir uma nova sociedade ....

voce esta cumprindo seu papel....
esteja certo disso...
beijoss

Unknown disse...

Vinícius,

Você não sabe da minha felicidade quando vejo este projeto chegar (ou começar) pelo Pires da Luz, atendendo a uma comunidade com a qual tive contato muito próximo, contato este que me fez conhecer a realidade de carências por ela enfrentada...
Parabéns mais uma vez!
Um grande abraço e sucesso nas suas empreitadas!

Bruno