terça-feira, 28 de junho de 2011

Vinícius e Vadinho realizam reunião com catadores de material reciclável


O Prefeito Vadinho Baião e o vereador Vinícius Samôr participaram de uma reunião com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, de Ubá, no galpão onde está funcionando a RECICLAU, no dia 22 de Junho. Também estiveram presentes, o Secretário da Saúde, Cláudio Ponciano e a Gerente Administrativa da Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR) Patrícia Costa.
Após ouvir as dificuldades que a Associação enfrenta por falta de material para reciclar e vender, Vadinho afirmou: “por força de lei, o município acabou com o lixão e ele não pode voltar mais. Estamos aqui para apoiar a Associação que sei, passa por dificuldades neste início de funcionamento aqui no novo galpão. Estamos fazendo campanha para que a população separe o lixo seco do lixo úmido. Todo o lixo seco será trazido para cá, para que a Associação possa reciclar e vender. Como é um processo novo, levará mais alguns dias até que a população adquira o hábito de separar em casa os dois lixos, para que o caminhão possa recolher e trazer aqui, somente o lixo seco. Vamos providenciar também conteiners de uma outra cor para que a população identifique e coloque nele o lixo seco, uma prensa, uma balança, fogão, geladeira e toda a infraestrutura que a Associação necessita para funcionar dignamente e vender diretamente para as indústrias que reciclam, sem intermediários, tudo o que for reciclado aqui. Já temos parceiros nesta empreitada” concluiu o Prefeito.
A associada Odete Rocha Geralda, após ouvir o Prefeito, afirmou: “até o presente momento eu não estava com muita esperança, mas agora, daqui pra frente vamos ter mais esperança, não é, de nós conseguirmos o objetivo que nós queremos. Eu pediria à população que concretizasse mais, tivesse mais participação colaborando com o meio ambiente, não é, porque no futuro, isso não só serviria para mim, mas, para os nossos filhos e os nossos netos que veem aí. Então é onde nós estamos nessa luta e eu quero que essa luta continue. Essa é a nossa esperança; de motivar as pessoas a participar mais. Os colégios, as igrejas, as indústrias, os comércios, enfim, todos. Eu continuo acreditando na Associação que, com certeza, vai dar certo.”
Stela Madalena de Assis Botelho, também associada, assim falou: “eu acho que a Associação tem futuro e peço à população que possa nos ajudar mais, separar o lixo seco para que possa vir para o galpão aqui. Eu acho que dentro de uns quatro meses isso vai acontecer porque no momento aqui não estamos tirando nada. Peço que a população nos ajude a separar o lixo seco, que a gente traz para cá. Aqui tudo é vendido e tudo aproveita; plástico, pet, ferro velho, papelão, alumínio, tudo é aproveitado aqui pra gente. Que as pessoas nos ajudem porque a gente deixa as crianças pequenas da gente em casa, netos... que eles possam nos ajudar mais separando o material seco pra gente trazer para cá.”
Raimundo Severino do Carmo também opinou: “a esperança é melhorar cada vez mais. A reciclagem começou recente, a gente saiu de lá de uma situação complicada que era o lixão que a gente trabalhava a céu aberto, a gente foi trazido para cá, o Prefeito deu um galpão pra gente e ele vai estruturar, se Deus quiser. Já tem a verba para estruturar o galpão para a gente ter um trabalho, estamos tendo o apoio da população e eu confio que as coisas vão evoluir, as coisas vão andar. Quanto à população, nós pedimos apenas que separam o lixo seco do lixo úmido. Pet, papel, plástico, latas de alumínio, colocar tudo numa sacola. Breve teremos os conteiners só para lixo seco. Enquanto não chega, coloquem o lixo seco junto aos conteiners que já tem. Essa mobilização da população é muito importante. Sei que no início está um pouco difícil mas nós vamos conseguir chegar no objetivo que queremos alcançar. A reunião de hoje é positiva e vai dar resultado. Estamos tendo apoio. O Secretário do Meio Ambiente, José Lannes, está com a gente todo dia aqui, o Claudio Ponciano, o Vinícius Samor, o Vadinho tá aqui hoje, o Chico Nascimento tá com a gente para o que a gente precisa. Tem diálogo aberto e temos diálogo com a Prefeitura. Tem gente precipitando as coisas mas a gente sabe que no começo tudo é difícil, mas depois que tudo se organizar a gente vai ficar feliz com o resultado. Agora é hora da gente buscar apoio e parceria para alcançar nossos objetivos. Não adianta ficar brigando e falando mal da política porque não vamos chegar a lugar nenhum. A coisa é trabalho, dignidade e contar com a ajuda do povo.”
O Vereador Vinícius Samor afirmou: “a expectativa de aumento da reciclagem é a melhor possível. A proposta é termos uma coleta participativa, uma parceria entre a Associação dos Catadores e a Prefeitura. A vinda do Prefeito aqui hoje é exatamente para confirmar isto e contribuir para solucionar os problemas. Fortalecida a Associação com esse apoio que a Prefeitura está oferecendo, a tendência é ir superando e conquistando mais apoio da população, dos empresários, dos comerciantes e eu tenho certeza que a perspectiva agora é melhorar e mudar o principal problema aqui, que é a geração de produto para reciclar que gere renda para os catadores. É bom para a cidade e com certeza vai dar um bom resultado.

Nenhum comentário: