quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Em Audiência Pública de Revisão do PPAG na cidade de Juiz de Fora, Vinícius faz propostas de emendas ao Plano

Aconteceu no dia 29/10 a ultima Audiência Pública do interior para revisão do PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental).
O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), corresponde ao planejamento de médio prazo do Governo de Minas. Define as estratégias, diretrizes e metas da administração para um período de quatro anos (2008-2011). O PPAG é revisado todos os anos, onde são apresentadas emendas para modificações e fiscalizados os programas e projetos previstos. Ele contém as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para os quatro anos seguintes à sua edição, com a previsão dos gastos orçamentários para tal, devendo dizer o que será feito em cada região no tocante aos investimentos, obras e políticas públicas de todos os setores (educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento, assistência social, etc).
Na oportunidade o vereador Vinícius Samôr debateu e apresentou algumas propostas que foram aprovadas pelos presentes e seguirá para o parecer da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas e Gerais e logo após será votada pelos deputados mineiros.
Vinícius reivindicou uma política especifica para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata, diante da estagnação financeiras e das perdas de investimentos, principalmente de industrias) pelo fato da guerra fiscal entre os estados vizinhos que incentivam a ida de empresas para o seus Estados com o benefício de cobrar apenas 2% de ICMS por 25 anos em diversas cidades da Baixada Fluminense, que são limítrofes com o Estado de Minas Gerais e principalmente com a Zona da Mata.
Outra proposta de emenda apresentada tem o objetivo de estruturar a qualificação de recursos humanos para a gestão e controle do SUAS, visando modificar a finalidade da ação para capacitar também os servidores, conselheiros e gestores para trabalhar no estimulo ao protagonismo juvenil. Hoje os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), implantados em mais de 200 municípios mineiros, conseguem atender bem as crianças e os adultos, tendo dificuldades estruturais e de capacitação para atender as demandas da juventude, precisando qualificar seus recursos humanos para um trabalho focado no protagonismo do jovem na comunidade
Por fim, Vinícius cobrou o aumento de vagas nos programas sócias para a juventude rural. Nossa região vive um êxodo rural enorme, pela falta de programas para auxiliar o jovem em seu projeto de vida. Com isso a juventude é iludida, achando que indo para médias e grandes cidades, terão uma vida melhor e um bom emprego, e o que vimos são decepções enormes com falta de moradia, trabalho e o aumento da violência e da marginalização.

Nenhum comentário: