segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vinícius participa do 7º Encontro Nacional de Fé e Política em Ipatinga

Aconteceu em Ipatinga-MG o 7º Encontro Nacional Fé e Política com o tema: “Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia”. O encontro reuniu mais de 4 mil pessoas que durante os dias 28 e 29 de novembro debateram, celebraram e trocaram experiências de uma outra sociedade possível.
Com palestras de Patrus Ananias, Chico Alencar, Delze dos Santos Laureano entre outros, a proposta atingiu todos os presentes para a mobilização de ações práticas para o resgate do verdadeiro sentido da política, que nunca poderá se desligar da fé.


Na oportunidade, Vinícius reafirmou a importância do tema: “Não podemos separar a fé e a política. Fé é o ato de crer, dar o coração a Deus e se comprometer a realizar sua vontade no mundo onde vivemos. Política vem da palavra (Pólís) que significa Cidade. Por isso, Política é o ato de governar a cidade para o bem estar de todos. Sabemos que fé sem obras é morta (Tg 2,17) e política sem Deus perde o rumo. Assim, é preciso fazer o casamento entre fé e política. A política se torna os braços para realizar as obras da fé para que todos “tenham vida em abundância” (Jo 10,10). A fé se torna a direção para impedir a ação política de cair na “politicagem” e na corrupção”.
Existem no Brasil inúmeros grupos de pessoas que, inspiradas na mensagem evangélica, atuam em movimentos populares, sindicatos, partidos políticos e outros espaços de organização social. Algumas dessas pessoas se reúnem em grupos informais de reflexão, celebração e aprofundamento. A maioria, porém, se sente isolada e necessita de meios de reflexão para a sua prática. É nesse contexto que atua o Movimento Fé e Política.

Nenhum comentário: